Como economizar na viagem com o BlaBlaCar

Nesse artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre o BlaBlaCar e conferir com detalhes minhas experiências pessoais. Serão respondidas questões como o que é o BlaBlaCar, como começar a usar, qual é o custo, como funciona o pagamento, quem pode usar e lhe darei algumas dicas de segurança. Também vou te contar histórias o tanto quanto inusitadas que aconteceram nas minhas caronas.

     Eu sou membro aplicativo desde Janeiro de 2017, já dei carona para mais de 20 membros e tive experiências ótimas e outras um tanto quanto inusitadas que você verá nesse post. Lembrando que esse post não é patrocinado pela BlaBlaCar. O objetivo é compartilhar experiência e incentivar nossos leitores a terem boas experiências e economizar.

O que é o BlaBlaCar?

O BlaBlaCar é uma plataforma de caronas de longa distância que conecta motoristas e passageiro dispostos a viajar para a mesma cidade e compartilhar os custos. Possui um aplicativo bem fácil de usar que pode ser baixado gratuitamente pela Apple Store e na Google Play.

     Para iniciar no BlaBlaCar, é necessário realizar um cadastro pelo próprio App. Lá você preenche seus dados de perfil, seleciona uma  foto, insere dados pessoais, preferências e informações sobre seu veículo, caso pretenda oferecer caronas.

Segurança

O primeiro receio de quem nunca usou app é o risco de roubo, estupro ou sequestro. Sobre esse assunto, uma dica importante é analisar o perfil da pessoa com quem deseja pegar ou aceitar um pedido de carona.

     Cada membro no BlaBlaCar possui um Nível de Experiência correspondente à sua atividade na plataforma. Esses níveis servem para ajudar você a escolher companheiros de carona ideais para sua próxima carona BlaBlaCar. Os 5 níveis de Experiência são(do menor para o maior): Principiante, Intermediário, Avançado, Expert e Embaixador.

     Para atingir maiores níveis de experiência, a plataforma considera os seguintes quesitos: preenchimento do perfil, se há foto adicionada, confirmação do número do celular, da conta de e-mail e do perfil do Facebook. É interessante que, ao criar o sua conta, você faça essas confirmações para aumentar a confiança do seu perfil. Outro ponto legal é analisar as avaliações do usuário na plataforma.

     Para as mulheres que se sentem constrangidas em viajar com homens desconhecidos, a BlaBlaCar lançou o “Só para elas” que permite que membros organizem uma viagem só entre mulheres. Bacana, né?! 🙂  E essa funcionalidade é bem fácil de usar: Se você é mulher, o app te dá a opção de oferecer carona “Só para elas” ou, caso esteja buscando uma carona, é só fazer a busca normalmente para o destino que você deseja e depois aplicar o filtro “Só para elas”.

Para quem essa modalidade de viagem é interessante?

     Se você é uma pessoa comunicativa e gosta de fazer amigos, sua viagem pode ser muito mais interessante no BlaBlaCar. O custo de quem pega carona pelo aplicativo geralmente é a metade do preço da passagem de ônibus, ou seja, se você pagaria R$70,00 na passagem de ônibus, vai pagar aproximadamente R$35,00 no BlaBlaCar. É uma economia e tanto e você ainda tem a oportunidade de conhecer pessoas, compartilhar histórias e em alguns casos criar conexões para a vida.

A minha experiência com a BlaBlaCar

     Para quem viaja muito sozinho, que é o meu caso, oferecer carona é bem divertido, ajuda nos custos da viagem e é bem tranquilo. Você coloca a origem e o destino, em seguida o aplicativo vai te dar uma estimativa de quanto em média as pessoas cobram por uma carona no trajeto. Você pode aceitar o valor sugerido ou alterar para um valor que considera justo. Em seguida é só publicar sua carona e aguardar interessados solicitarem vagas.

     Ao publicar uma vaga, o App pergunta se você quer aceitar automaticamente os pedidos de carona. Eu, particularmente, nunca deixo automático, porque gosto de perguntar de onde a pessoa está saindo e para onde está indo antes de aceitar. Essas coisas são legais de combinar antes, porque o combinado não sai caro. Isso também evita situações chatas de ter que cancelar no caso de desviar muito do seu caminho.

     Geralmente, levar 3 membros pelo valor sugerido pelo BlaBlaCar já paga os custos de combustível e pedágio da viagem. Eu recomendo essa quantidade de pessoas, sendo 1 no banco carona e 2 no banco de trás, porque assim todos vão confortáveis. Se viagem for muito longa e o carro pequeno, colocar 3 pessoas no banco de trás pode tornar a experiência cansativa.

     Eu costumo fazer as viagens descontraídas, pergunto sobre a vida dos colegas, compro aquelas balas de geléia pra oferecer na viagem, faço paradas pra comer, beber e ir ao banheiro, pergunto o que as pessoas geralmente escutam no rádio e tenho todo tipo de música, porque eu realmente escuto de tudo.

Pagamento

O pagamento das caronas é feito em dinheiro ao condutor durante a viagem. O interessante é que você não paga nenhuma taxa ao BlaBlacar(Não sei como eles ganham dinheiro nisso tudo).

Avaliação

As avaliações podem ser feitas a partir do dia seguinte da viagem e tem um prazo para serem feitas. Enquanto você não avaliar a outra pessoa, você não consegue ver a avaliação que ela fez sobre você. Isso é legal que você avalia a outra pessoa pelo que realmente achou e não pelo que ela achou de você.

Histórias de viagem

Eu já dei carona para mais de 20 pessoas, mas vou contar 2 caronas que foram as que mais me marcaram. As duas histórias foram um pouco inusitadas. As outras caronas que eu dei só teve gente maravilhosa com a vida e foram muito agradáveis.

Carona 1: Fui da capital do Rio de Janeiro para Paraty-RJ. Uma viagem de aproximadamente 4h e meia para um festival de Jazz e Blues bem famoso que acontece todos os anos, chamado Bourbon Festival. Na volta, como eu ia voltar sozinho, acabei oferecendo 3 vagas no BlaBlaCar para quem quisesse voltar para o Rio comigo.

     Quem solicitou a carona foi 1 rapaz que a foto era um pouco estranha, mas eu ignorei a aparência e decidi topar a experiência, imaginando que o cara podia ser gente boa. E mais um casal que na verdade depois soube que eram casal de amigos. Combinei de encontrar todos em frente ao palco onde eu já estava com meus amigos e ali tivemos a oportunidade de socializar e conhecermos uns aos outros. O rapaz da foto estranha era bem gente boa e tinha uma história incrível. Ele tinha viajado para Paraty para viver da arte. Disse que muitas vezes realizou escambo, pintando os restaurantes onde gostaria de comer em troca de uma refeição e pintou também hotéis por onde gostaria de se hospedar. Ele estava indo para outra cidade fazer a mesma coisa. Durante o festival ele conseguiu vender algumas pinturas e arrecadou dinheiro para a carona. Essa história mexeu comigo e o cara parecia tão sincero que no final da carona, quando ele ia me pagar, eu sugeri a troca da carona por uma pintura para eu colocar na parede da minha sala. Disse a ele que a pintura poderia ser do tamanho que ele achasse coerente com o valor. Ele ficou muito feliz disse para eu mandar uma foto da minha sala que ele faria uma pintura especial para mim. Eu topei, mas como eu andei viajando bastante depois, fiquei um tempo sem falar no assunto e ele de vez em quando me mandava mensagem perguntando pela foto. Por fim, ele acabou me add no Instagram e eu vi umas pinturas muito legais dele e elogiei. Ele cobrou a foto da minha sala de novo. Eu disse que gostava de paisagens do Rio e para minha surpresa, ganhei esse quadro incrível e essa história vai ficar nele para a vida toda. Toda vez que alguém novo vem na minha casa eu conto a história do quadro. O pintor é um querido, super dedicado à arte. O Instagram dele é @helmogsantos.

     O casal de amigos me surpreendeu muito no final da viagem. Uma coisa muito inusitada aconteceu. Eles estavam sem dinheiro e não me avisaram antes, só me avisaram na hora que chegaram no destino. Perguntaram se poderiam transferir para a minha conta bancária. Eu não tinha outra opção a não ser aceitar, afinal, já era 1h da manhã de domingo. Isso foi muito chato na hora e eu fiquei um pouco nervoso com situação, mas não reclamei. Se eles tivessem conversado comigo no início de tudo, eu os levaria numa boa. Mas enfim, eles transferiram direitinho no dia seguinte. E o pior que depois eu os encontrei umas 3 vezes em shows aleatórios. A gente frequenta os mesmos tipos de lugar, mas nunca tínhamos nos visto antes.

Carona 2: Uma outra carona que me marcou, foi no trajeto de 3h e meia da cidade de Búzios-RJ à capital Rio de Janeiro-RJ. Fui a um festival gastronômico que estava acontecendo na cidade e como eu ia voltar sozinho, coloquei vagas no BlaBlaCar aproximadamente 1h antes da partida. Uma menina solicitou 2 vagas e eu perguntei pelo chat onde eles iam ficar. Ela disse “Você não está indo para tal lugar, então.”. Não quis dar muitos detalhes, eu achei um pouco grosseiro a forma como ela me respondeu, mas como não ia precisar mudar meu caminho, aceitei dar a carona. Combinei de passar no hotel deles. Cheguei no horário combinado. Era um casal de meninas. Perguntei se elas queriam usar o porta malas, disseram que não precisava. Ocupei meu lugar no banco do motorista e as duas entraram no banco traseiro. Eu perguntei: “Sério que eu vou 3h e meia de uber?” e uma delas respondeu “Tipo isso.”. Claro que eu não gostei de novo da resposta. Tive vontade de cancelar tudo na hora, mas fui 3h e meia com elas ali atrás e até que evoluímos algumas conversas bacanas e de certa forma, com a conversa eu compreendi que vivemos em um mundo um pouco diferente. Talvez elas nem imaginavam que o fato de ir atrás estava  me deixando em uma situação desconfortável, afinal, o objetivo da carona é companhia, fazer amigos, não é um serviço, É dar a oportunidade para pessoas compartilharem uma vibe boa e ter prazer na viagem. No fim tudo deu certo e elas me avaliaram super bem no App, achei legal. Ahh e elas acabaram desembarcando em outro lugar, porque se eu fosse para o meu destino final, teria sido pior pra elas irem pra casa.

Considerações finais

O lado bom do BlaBlacar é que você pode encontrar com pessoas incríveis, ouvir histórias de vida surpreendentes, aprender sobre diferentes temas, estilos de vida, mas também pode encontrar pessoas sem noção ou com uma cultura diferente da que você costuma lidar. Tente relevar essas situações e fazer o seu melhor. Você se propôs a oferecer ou pedir carona, então vá de coração aberto e ofereça paz e amor aos seus colegas de viagem

     A essa altura do campeonato imagino que você já decidiu se o BlaBlaCar é pra você ou não. Espero que a minha experiência tenha sido útil nessa decisão e que você seja muito feliz em suas viagens.

Caso tenha alguma dúvida, envie seu comentário. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *