Como é voar na Viva Colômbia

O ano de 2017 foi o ano de conhecer o Caribe colombiano. Como a passagem para Bogotá estava muito barata eu comprei primeiro a passagem de ida e volta para Bogotá pela Avianca, planejando 15 dias de viagem, e depois resolvi o restante roteiro.

Meu roteiro ficou seguinte: saí do Rio de Janeiro para Bogotá para conexão e de lá fui para Cartagena, de Cartagena peguei um cruzeiro de 7 dias, na volta mais uma noite em Cartagena, de Cartagena para San Andrés, de San Andrés fui para Bogotá e de Bogotá voltei para o Rio.

Todos os vôos internos eu comprei pela Viva Colômbia. A primeira experiência foi no vôo de Bogotá para Cartagena. O avião era bem antigo e as poltronas não reclinavam. Me lembrou um pouquinho antiga brasileira WebJet. Como o voo é low cost, eles não oferecem serviço de bordo gratuito, mas você pode comprar lanches e bebidas durante o vôo.

Outro detalhe para quem nunca viajou de low cost é que a bagagem é super limitada com relação ao tamanho. Eles olham na fila antes do embarque e caso você tenha uma bagagem que exceda o tamanho limite, eles te obrigam a despachar e é necessário pagar uma taxa. A dica é tentar comprar o despacho de bagagem antecipadamente, porque quando compra na hora fica quase o dobro do preço. Hoje em dia, essa questão de comprar bagagem extra de acordo com o tamanho da mala também já é uma realidade no Brasil, mas em algumas companhias eles ainda fazem um pouquinho de vista grossa com o tamanho das bagagens.

Caso você queira escolher o assento, também é necessário pagar uma pequena taxa. Se não, no momento do check-in o seu assunto é sorteado. Eu estava acompanhado, mas decidimos não pagar a taxa, porque o vôo era de curta duração, então viajamos em assentos separados mesmo.

Eu achei que todos os aviões da empresa eram antigos, mas o outro vôo que fizemos foi em um avião bem novinho e mais confortável do que o primeiro. Nós perdemos um dos vôos e acabamos comprando um pela Latam que na hora estava mais em conta.

Para comprar um vôo na Viva Colômbia basta acessar direto site da empresa que é todo em espanhol e os preços são calculados em pesos colombianos.

Um fato interessante é que aproximadamente duas semanas antes da viagem a empresa mudou o horário de 2 dos 3 vôos, mas foram super atenciosos na comunicação. Já tinham me encaminhado e-mail avisando a alteração, mas me ligaram para perguntar se haveria algum problema em realizar tal mudança. O problema é que eles não falam português, então é importante se virar um pouquinho no inglês ou no espanhol para falar com os atendentes. Me ligaram no horário do almoço e com todo barulho no restaurante eu não entendia nada que a menina falava, mas no final entendi que ela só queria confirmar se haveria problema na mudança de horário e confirmei que não haveria problema.

Outra coisa que eu achei bem bacana e que não acontece no Brasil, é que eles me deram um crédito de uma passagem aérea para cada alteração, ou seja, eu teria duas passagens grátis para qualquer destino interno na Colômbia. Como eu não moro na Colômbia e já tinha todas as passagens compradas, acabei nem usando, mas a iniciativa de me oferecer um bônus pela troca de horário foi bem positiva.